REFORMA DE APARTAMENTO

Um apartamento na Mooca

Um apartamento carregado de histórias transformado para uma nova fase de vida da família Kim

ver depoimento do cliente

O PROBLEMA

A aquisição do apartamento foi um divisor de águas na vida do casal Kim. Imigrantes sul coreanos, chegados no Brasil na década de 70, encontraram acolhimento no bairro da Mooca, em São Paulo, e resolveram gastar tudo o que tinham juntado com o trabalho no ramo do comércio para adquirir esse imóvel. Essa decisão ousada partiu da certeza de que o espaço que encontraram era ideal para criar a família que estavam construindo e foi nele que criaram seus três filhos durante mais de 30 anos. Mas agora que os filhos tinham crescido e saído de casa, o que fazer com o apartamento de 3 dormitórios? Foi com essa questão que fomos procurados para resolver o problema.

A SOLUÇÃO

O projeto e a obra foram um longo processo de reflexão e descoberta com os clientes que durou 4 anos desde os primeiros croquis até a entrega dos últimos móveis. Uma das curiosidades foi descobrir que esse apartamento tinha sido projetado por David Libeskind, arquiteto do Conjunto Nacional. Revelamos a única viga que cruza o apartamento e aproveitamos essa disposição estrutural para fazer um ambiente amplo e aberto, que fosse confortável tanto para a vida em casal quanto para ocasiões de visitas. A mesa de jantar, tradicionalmente usada também para estudar, conversar e jogar, foi pensada no centro da planta, articulando cozinha, sala de estar, televisão, sanitário e quartos.

 

O casal, que nunca teve aproximação com a arquitetura, hoje comenta das diferenças com o antigo apartamento como, por exemplo, maior presença de luz do sol, ventilação natural constante, sensação de calma, além do ganho em conforto (e a eventual bagunça que os netos fazem quando vão lá). Se antes da reforma, a preocupação era onde iriam guardar tudo aquilo que acumularam ao longo da vida, hoje escolhem cada item a dedo, dando valor apenas para o que vai fazer diferença no seu conforto físico e psicológico. Esse foi o pensamento que escolhemos para nortear todo o projeto e discussões.


Projeto: Bruno Kim + Firma Arquitetura
Fotografia: Manuel Sá
Fornecedores: Deca, Electrolux, Eliane, Fernando Jaeger Atelier, Librecad, Marcenaria, Marmotec, Mobília Vintage, NS Brasil, Portinari, Reka Iluminação

A mesa fica no centro do apartamento, unindo todos os ambientes para uma vida mais integrada.

A marcenaria faz a divisão entre os ambientes sem encostar no teto, para uma maior amplitude.

A cozinha é aberta para que anfitriões e convidados consigam interagir enquanto fazem coisas diferentes.

O banheiro fica escondido em um dos blocos de marcenaria, graças a um detalhamento preciso e sofisticado.