REFORMA DE APARTAMENTO

Apartamento das Luminárias

Um apartamento no Paraíso, cheio de referências escandinavas

O PROBLEMA

Quando fui procurado pelo casal de clientes, eles estavam ponderando sobre a oportunidade que estava diante deles: comprar um apartamento num bairro que gostam, no mesmo prédio onde já moravam de aluguel. Já conheciam cada detalhe do imóvel; o cômodo por onde fazia mais calor, onde mais frio, por onde o sol entrava em cada época do ano... O único problema era a cozinha muito mal aproveitada e completamente isolada da sala, configuração típica de um prédio feito numa época onde a cozinha era vista somente como área de serviço, e não de convivência. Como fazer a integração dos ambientes numa planta tão desafiadora?

A SOLUÇÃO

Partimos para uma solução radical de eliminar o corredor de acesso aos quartos, de 5m², mais 2,5m² de um dos quartos para as áreas sociais da casa. Dessa forma, viabilizamos uma sala de estar, de televisão e cozinha completamente integradas, fazendo uma separação clara entre a área íntima e social do apartamento. Do ponto de vista estético, os materiais foram escolhidos de forma a ter uma harmonia não só com o piso de assoalho existente, mas com os objetos pessoais trazidos da época em que os clientes moravam na Suécia. O resultado foi um espaço que, de forma muito autêntica, mistura materiais brasileiros com o estilo escandinavo. A integração também trouxe como benefício, a melhoria da iluminação e ventilação natural do apartamento, melhorando consideravelmente o conforto térmico da moradia. Relativo à iluminação, escolhemos dar protagonismo aos abajures, que dão o ritmo das manchas de luz à noite e são acionados individualmente, conforme a conveniência do uso, de forma a manter um costume que os clientes trouxeram da Suécia. Pessoalmente, considero um comentário feito por uma amiga do casal, o sinal de sucesso do projeto: "Não consigo imaginar mais ninguém morando nesse apartamento além de vocês", comentário que logo teve concordância do casal.

Projeto: Bruno Kim
Colaboradores: Nayara  da Silva Paula,  Nadia Bezerra Costa
Fotografia: Manuel Sá
Fornecedores: Inove, Florense, Portobello, Eliane, Visual Móbile, Marmoraria Unidas, Reka

A sala de jantar e o corredor íntimo deram espaço para a sala de televisão, permitindo que ela possa ser vista desde a ilha da cozinha, durante as refeições do dia a dia.

A sala de estar foi pensada de forma que a posição dos móveis tenha grande flexibilidade e possa se adaptar às fases da vida da família, como a chegada de filhos

A sala de TV fica no centro do apartamento, articulando a sala de estar, a cozinha, dormitórios e banheiros

A cozinha foi feita em tons frios, para dar contraste com os tons das salas.

Os abajures dão o ritmo das luzes do apartamento e resgatam a memória de um hábito adquirido na Suécia

O closet, de acesso aos quartos, também dá acesso ao banheiro da suíte através de uma porta mimetizada, permitindo que quem sai mais cedo consiga se arrumar sem atrapalhar o sono do companheiro